sexta-feira, 24 de abril de 2009

Más Decisões para os Contribuintes Pagarem

No âmbito da reforma dos cuidados de saúde primários o Governo decidiu extinguir as sub-regiões de saúde, criando em sua substituição vários agrupamentos de centros de saúde (ACES). Três no nosso Distrito.
Anteriormente havia um Director de Saúde para o Distrito. Com estes ACES vão ser nomeados nove administradores, todos evidentemente fiéis ao partido do Governo. É mais um milagre socialista de multiplicação dos cargos políticos.
No alto distrito foi criado o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte I, incluindo Arganil, Góis, Lousã, Miranda, Oliveira, Pampilhosa, Tábua e Poiares.
Tendo o Governo algumas instalações próprias, devolutas, seria lógico que aí instalasse a sede do agrupamento.
O Ministério da Saúde tem edifícios com grande dignidade, propriedade do Estado, com várias salas fechadas, como é o caso dos centros de saúde de Miranda do Corvo e Poiares.
Apesar do centro de saúde da Lousã funcionar em instalações alugadas, com espaço reduzido, foi precisamente neste concelho que o Governo decidiu instalar esta sede.
A instalação deste serviço na Lousã implica o pagamento mensal de rendas e outras despesas com obras de remodelação/ampliação num edifício que é propriedade privada.
É inaceitável que o Governo faça obras e investimentos em propriedade alheia quando possui instalações devolutas, a degradaram-se por falta de uso.
Esta decisão é completamente irracional do ponto de vista económico.
Não podemos aceitar que perante a crise económica, o Governo mantenha uma atitude despesista irresponsável
A instalação desta sede traz prestígio para o concelho onde se instalar.
Os edifícios subaproveitados de Miranda e Poiares estão em concelhos com gestões autárquicas social-democratas.
A Lousã é um concelho tradicionalmente socialista em que o PS corre o risco de perder, nomeadamente se o actual presidente não se candidatar como reiteradamente tem afirmado.
É evidente que todos estamos habituados a políticos que prometem uma coisa e fazem exactamente o oposto. Ficarei desiludido se tiver de colocar o Dr. Fernando Carvalho nesta lista de troca-tintas.
Perante o risco da derrota nas eleições autárquicas pretenderá o Governo com este gesto satisfazer algumas clientelas locais e reforçar a candidatura PS.
Não aceito que privilegie o interesse partidário em prejuízo do interesse nacional.
Em Miranda o centro de saúde possuía uma ala de internamento com “urgências” 24 horas e teve obras de modernização há cerca de quatro anos.
Após a conclusão destas obras, numa atitude que ainda hoje não compreendemos, o Governo decidiu encerrar as urgências e o internamento. Alegou falta de dinheiro. Dinheiro que agora esbanja em instalações alugadas.
José Sócrates não pode continuar a desperdiçar o nosso dinheiro para satisfazer clientelas partidárias em vez de fazer uma gestão correcta dos dinheiros públicos.
Trata-se de uma decisão completamente irracional e similar à que ocorreu recentemente com a transferência da Delegação Regional da Economia para Aveiro.
Também aí o Governo abandonou instalações próprias em Coimbra passando a ter de pagar as deslocações diárias dos trabalhadores para Aveiro.
Miranda e Poiares são Câmaras de maioria social-democrata. Lousã é um concelho que o PS não quer perder.
É eticamente inaceitável que o José Sócrates e o Governo ponham o PS acima dos interesses nacionais.
Carlos Ferreira
(Publicado no Diário de Coimbra em 07.04.2009)

Sem comentários: